Scroll Top

Mídias e Redes Sociais

Qual a Diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais?

Você sabe qual a dirença entre Redes Sociais e Mídias Sociais?

Será que ela existe de fato? Há teorias, conceitos e definiçoes sobre esses dois assuntos e é isso que vamos ver agora.

 

banner_canva_redessociais2

 

Redes Sociais

Conceitos e Definições

Segundo o site Midiatismo “uma rede social é baseada em suas relações online com as pessoas que você tem alguma ligação e/ou interesse em comum.”

O site do Rafael define redes sociais como “grupos de pessoas com interesses em comum, que curtem compartilhar e conversar sobre temas similares – e isso não significa necessariamente apenas na internet.”

Sandra Turchi, diretora de marketing da Boa Vista Serviços (SCPC), coordenadora e professora do curso “Estratégias de Marketing Digital” da ESPM, também reforça: “Redes sociais se referem a comunidades, são redes de relacionamento”.

 

Histórico

Segundo André Telles, (publicitário, escritor e palestrante sobre marketing digital) nos Estados Unidos, em 2005 as redes sociais eram chamadas de RELATIONSHIP SITES (sites de relacionamento) e em 2010 de SOCIAL NETWORKING (rede social).

 

Exemplos de Redes Sociais

São consideradas redes sociais ou sites de relacioanamento: Orkut, Facebook, LinkedIn, MySpace, Google+.

O site do Orkut foi oficialmente encerrado em 30 de setembro de 2014 e novas contas não podem mais ser criadas.

 

[Infográfico] – Redes Sociais

Veja abaixo o infográfico Redes Sociais – Comportamento dos Usuários onde são apresentadas estatísticas importantes.


Fonte da Imagem: KIng Blog

 

As redes sociais são redes de relacionamento, que são formadas por pessoas, organizações, empresas.

O relacionamento nas redes sociais tem um alcance muito diversificado, incluindo relações familiares, amizades, entretenimento, comercial.

As redes sociais é o ponto de encontro de pessoas com os mesmos interesses se reunirem, onde são apresentados informações pessoais, fotos, mensagens, textos, vídeos. O principal foco é a interação entre
seus membros.

As redes sociais são uma categoria das mídias sociais, elas estão inseridas dentro das mídias sociais.

 

midiassociais02

 

Mídias Sociais

Conceitos e Definições

Segundo Wikipédia “As ferramentas de mídias sociais são sistemas projetados para possibilitar a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.”

“As mídias sociais são o meio ou ferramenta para se comunicar”, afirma Sandra Turchi (coordenadora e professora do curso “Estratégias de Marketing Digital” da ESPM).

De acordo com Thales Brandão (professor da Faculdade AGES e editor-executivo do Portal CidadeMarketing) “Mídias sociais associam-se a conteúdos (textos, imagens e vídeos, entre outros) gerados e compartilhados pelas pessoas nas redes sociais.”

“Várias pessoas confundem os termos Redes Sociais com Mídias Sociais, muitas vezes usando-as de forma indistinta. Elas não significam a mesma coisa. O primeiro é uma categoria do último.” É o que afirma André Telles.

 

midiasredessociais01

 

Histórico

De acordo com André Telles, nos Estados Unidos, em 2005 as midias sociais eram chamadas de NEW MEDIA (nova mídia) e em 2010 de SOCIAL MEDIA (mídia social).

 

Exemplos de Mídias Sociais

Você sabia que o YouTube e o Twitter não são considerados redes sociais e sim mídias sociais? E que o blog é uma ferramenta das mídias sociais?

Exatamente, o blog além de ser uma ferramenta de compartilhamento de conteúdo, apresenta-se como um canal de comunicação e interação com os seus leitores.

Além do YouTube (compartilhamento de vídeos) e do Twitter (microblogging), há outros que pertencem a categoria das mídias sociais: SlideShare (compartilhamento de apresentações), Digg (agregador), Flickr
(compartilhamento de fotos).

 

[Slide] O Poder das Mídias Sociais

Veja a apresentação O Poder das Mídias Sociais em slide, por Mauricio Bueno.

Midias sociais from Mauricio Bueno

 

[Vídeo] Mídias Sociais com Israel Degásperi

Assista ao vídeo Mídias Sociais com Israel Degásperi. Temas como: definição de mídias sociais, diferenças entre mídias sociais e redes sociais serão abordados nesse vídeo.

 

Marketing Digital e Midias Sociais

Com a internet, empreendedores digitais e empresas utilizam cada vez mais o marketing digital nas mídias sociais.

O objetivo é divulgar produtos (físicos ou infoprodutos) e serviços e assim atrair futuros clientes para seu negócios, usando as mídias sociais.

O marketing em mídias sociais (blog, twitter, youtube, slideshare), além de divulgar e expor os seus produtos e serviços, tem a possibilidade de interagir, comunicando-se com os clientes em potencial, no mundo digital.

 

[Slide] Marketing Digital e Midias Sociais

Veja a apresentação Marketing Digital e Midias Sociais, por Juarez Batista Neto.

Marketing Digital e Midias sociais from Juarez Batista Neto

 

Conclusão

Depois de acompanharmos vários conceitos, teorias sobre mídias sociais e redes sociais, concluímos que redes sociais são sites de relacionamento e interação entre pessoas e mídias sociais são sites de compartilhamento de conteúdo e o foco no relacionamento ficando em um plano abaixo.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário logo abaixo.

 

Recomendados Para Você:

| Website

Olá, meu nome é Luciana Rocha, sou empreendedora online desde janeiro de 20014, Trabalho com marketing digital, marketing de afiliação e criação de site de vídeos. Atualmente, estou desenvolvendo projetos em marketing de conteúdo visual e estratégias de marketing de afiliados.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Subscribe!

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Baixe Agora o E-book Grátis 4 Nichos RentáveisBaixar E-book!